Tipos de vinculação para revistas e livros

Encadernadora perfuradora para encadernaco com espiral mlb f

Chegou o momento da verdade, seu trabalho ou projeto está finalizado, impresso com cheap color copies prints e agora só resta decidir qual tipo de encardenação para fazer.

Atualmente no mercado há muitos tipos de encardenação, cada um destinado a um propósito específico, e para ajudá-lo a decidir  explicamos o que é e para que tipo de projeto usar cada um.

 

Wire-o:

É um sistema muito confortável, econômico e rápido, que consiste em dois loops em loop de metal ou plástico que são inseridos nos orifícios criados no bloco de papel para serem encadernados. Tem a possibilidade de girar 360 graus e uma grande resistência ao movimento das folhas, perfeito para livros, catálogos, diários, cadernos escolares aos quais eles recebem um ótimo uso. É um sistema muito semelhante à espiral, com a diferença de que o Wire-o é mais elegante e tem maior resistência do que a espiral.

 

Tipos de encadernação, espiral, wire-o, rustica, impressão digital, lojas de cópias on-line

 

Espiral:

É talvez o tipo mais popular de encadernação e mais utilizado em lojas de cópias e impressoras. Uma série de furos são feitos no bloco para ser obrigado a passar mais tarde a espiral através de cada um deles. Geralmente é usado em trabalhos de classe, cadernos ou catálogos. Tem uma grande resistência à passagem das folhas e permite uma curva de 360 ​​graus, dando-lhe uma grande flexibilidade ao usá-la. É um tipo de ligação econômica e rápida que oferece excelentes resultados em todos os tipos de projetos. Tenha em mente que, em grandes blocos, a forma redonda da espiral pode fazer com que as folhas centrais se movam um pouco para fora. As espirais podem ter várias cores e ser feitas de plástico ou metal.

 

Grampo de lombo:

Geralmente é usado em blocos com menos de 150 páginas e consiste em 2 grampos colocados uniformemente na espinha do produto. É usado principalmente em revistas, jornais, manuais técnicos, etc. É a ligação mais econômica que existe e geralmente é feita através de um processo mecanizado que une o bloco a ser grampeado e, em seguida, adiciona os grampos, que podem ser 1, 2, 3 ou 4, dependendo do tamanho do produto a ser encadernado.

 

Chanel:

Estas são capas rígidas que têm uma folha de metal dentro das dobras para segurar o bloco de folhas que você deseja ligar. Essas capas geralmente são genéricas e de várias cores. Para adicionar texto ou um design para as capas pré-fabricadas geralmente é recorrer a um gravador. É usado em pequenas corridas que pretendem dar a sensação de um livro, trabalhos de síntese ou dissertações.

 

Tipos de encadernação, espiral, wire-o, rustica, impressão digital, lojas de cópias on-line

 

Colado:

A cola é adicionada à espinha do bloco que deve ser encadernada e depois unida à tampa, que geralmente é feita de papelão macio. Este tipo de ligação é ideal para corridas curtas, que não exigem muito tempo de vida. É um sistema de ligação relativamente barato que oferece a possibilidade de personalizar tanto a capa como a capa traseira, bem como a parte de trás, uma vez que esses 3 elementos formam a mesma peça impressa em cartões de gramas diferentes.

 

Tipos de encadernação, espiral, wire-o, rustica, impressão digital, lojas de cópias on-line

 

Fresagem ou fresagem rústica:

É um tipo de ligação que geralmente é usado especialmente em livros com um grande volume de páginas e é anexado ao interior apenas pela parte da coluna vertebral.

 

Existem variantes deste tipo de ligação que explicamos abaixo:

 

Colado ao americano: a pilha de folhas é montada para formar o livro, o lombo é moído e colado para depois colocar a tampa. Este tipo de ligação é econômico e geralmente é usado em projetos que não requerem uma vida muito longa, pois é o mais fraco.

copytop-tipos de vinculação para livros e revistas

Alguns projetos usam um tipo especial de cola chamada PUR Glue, que oferece maior força e consistência.

Rústico costurado: as diferentes folhas que compõem o livro são costuradas separadamente, então aplica-se cola quente para uni-las e a tampa. Ele oferece uma grande durabilidade e firmeza, embora também se note que é o tipo de ligação mais caro devido ao seu processo de produção. Ideal para livros de alta qualidade concebidos para durar ao longo do tempo.

 

Impressão on-line

Esperamos que com este pequeno guia você possa tomar a melhor decisão de vincular seu projeto e, se tiver dúvidas, pode consultar nossa equipe especializada em impressão e acabamento de artes gráficas.